"Um Jornalismo Revolucionário

Por: Presi Sana Cante

Foto de Braima Darame.
É surpreendente o rumo profissional que o jornalismo na Guiné-Bissau está a tomar graças aos jovens jornalistas, académicos e independentes, que revelam cada vez mais o comprometimento apenas com a causa nobre que os liga à profissão.

Se isso desse dinheiro? Aí se isso desse dinheiro, ou seja, se os jornalistas ganhassem pelo trabalho que representam através dos seus próprios órgão emissores, podem imaginar em que nível estariam?!
Dapi ki fadi... não conseguiram ser comprados, apesar das dificuldades que enfrentam nos seus trabalhos.
É impressionante a coragem que revelam na colocação das perguntas quando confrontados com os representantes dos órgãos do Estado... Sim, às vezes ou várias das vezes é insuficiente a forma como abordam esses representante, mas é inegável a crescente coragem e profissionalismo.
Observei com satisfação a última intrevista dirigida ao JOMAV, particularmente quando questionado sobre as sanções da CEDEAO pelo Jovem jornalista Braima Darame. Ao tentar fugir a questão (JoMav) retorquiu perguntando o próprio jornalista se o seu nome não consta da lista das sanções? Este, num raciocínio gigante e imediata respondeu-lhe que não mas o do seu filho (filho do JoMav) consta da lista... E a partir daqui, nem ele (Braima) e nem os seus colegas jornalistas deram tempo ao JoMav nas suas retóricas baratas com questões pertinentes e lógicas até que resolveu fugir deles (jornalista)...
Parabéns aos jornalistas jovens GUIGUIS!
Parabéns por terem conseguido fazer soltar mais asneiras do Presidente... O Povo agradece.
Parabéns por terem elevado o Vosso nível de coragem na colocação das questões... São referências da Vossa classe.
Parabéns por terem vencido a corrupção de intrevistas com perguntas combinadas...
Continuem a crescer mais na coragem, qualidade e persistência...
Persistência digo porque ainda acho que desistem muito rápido na colocação das questões quando dão por encerrada a intrevista... Um jornalista não desiste enquanto não for respondido a sua pergunta ou ser barrado pelos serviços da segurança.
Resistam...