Reflexão muito pertinente. Há algum tempo, vendo a situação do PRS, fiz a mim essas mesmas questões, que também conclui que, infelizmente, PRS hoje está muito a quem dos propósitos que norteou a sua criação. Por isso, compartilho essas reflexões do meu mano Cadafi Cesar Beer( Antonio Beer Cesar)
"O PRS é um partido fundado pelo pioneiro da Democracia Guineense por duas Razões.
Primeiro o PAIGC era partido único mas reconheceu e assinou o tratado que impulsionava o multipartidarismo, mas não está não estava preparado para admitir na prática o desenvolvimento prático desse processo. Nas suas reuniões as ideias devergiram inclusive o Koumba Yala era jovem opunha contra a ideia resistente que não aceitava a mudança de regime e mais tarde foi expulso do partido depois da sua expulsão ele dedicou-a dar aula no maior liceu do capital.
Segunda razão era o sofrimento e sentimento da injustiça social havia um forte desiquilíbrio social acompanhado de fortes indícios da corrupção no aparelho administrativo do estado. Muitos tentaram fazer face a essa guerra mas não tiveram sucessos e foram banidos como caso de Aristides Meneses, João da Costa e Françoa Cancola Mendi. O mais importante desse período era o surgimento do Resistência Democrática RGB-Movimento de Batata que também não teve sucesso por causa dos interesses obscuros dos seus dirigentes naquele momento apesar da sua força progressiva mais infelizmente só roncaram fotos e sobretudos nas ruas de Bissau. Quando surgiu Koumba Yala com desejo de militância ele é os seus demais colegas decidiram militar na FDS partido dirigido pelo Senhor Rafael Barbosa. Só mais tarde desmembrou-se e fundou o PRS. Nessa tentativa foram perseguidos mais reuniam clandestinamente, até a consolidação do processo ao qual hoje temos um partido chamado Partido da Renovação Social - liberdade Transparência e Justiça. Essa palavras não surgiram por acaso mais por causa das duas razoes acima mencionada especialmente a segunda Razão, esse partido não foi fundado para ostentar bem mais era para acolher e amparar o povo sofredor isso funcionou durante seus primeiros anos pessoas simples e sem meios financeiros decidiram andar de tabanca em tabanca para conversar com o povo e dar voto de esperança ao povo.
Foi de forma simples que o Koumba Yala Rompeu com base do PAIGC. E Progressivamente tornou líder e grande político com a sua camisa branca manga comprida e calças preta e um sapato preto e mais acompanhado do seu barrete vermelho, atravessado rios e mares levando a mensagem de solidariedade. O velho Imbunhe Incada, Alberto Nnbeia e demais outras pessoas eram seus dirigentes e como caso do professor Ibraima Sori Djaló o Jovem Antônio Artur Sanha, Tibna Sambé na Wana, Augusto Poquena, Nicolau dos Santos, Solan Nkilin, Dioniso Kabi e entre outras.
Nessa fase o Koumba Yala e a sua simplicidade desencorajou fortemente a corrupção através do simples discursos políticos ele sempre abaixo os corruptos abaixo nfungha na etnia balanta era abaixo nariz ele mexia com o presidente da República que perdeu controle do sistema e seus ministros imbuídos do espírito corrupta. Quando o Koumba gritava abaixo o povo cheio de esperança gritava abaixo e os ramos quebrava e as pessoas que sentavam em cima do ramo caiam com ramos no chão. Foi muito fantástico esse período da Democracia.
A força do PRS não estava nos militares, era no povo e não poderio econômico prova disso era sua sede uma pequena e velha casa no Bairro de Kundok. As pessoas do pequeno capital econômico que vimos e percebemos pode existir outros Eram: Carlitos Barrai, empresário nas áreas de transporte misto, Abel Incada pequeno comerciante e Tibna Sambé na Wana líderes de um projeto social que contribua, deixando o seu carro do projeto as atividades políticas do partido. realmente na eleição gerais de ano de 1994 o Koumba Yala um candidato forte e incontestável por que toda esperança de classe laboral assalariado contava com ele e toda massa social Guineense também foi nessa data que ele recebeu o nome "OMI KI GUINE MISTI."
A sua forma simples de apresentar permitiu-lhe ganhar popularidade e a sua mensagem de esperança. "dia ku no manda escola na tem até na último Tabanka bolsa kana sedu só pá fijus di prasa, hospital mesinhu na tem mulheres na para muri na partu, estradas na kumpudu" pela primeira vez o povo ouviu a palavra ARROBE e questionavam em todos os bairros de capital o que significa ARROBE?
Diz assim "No na tira pupu di baka kuma alkatron no na pui ARROBE. Ministérios di País no na labal ku kiriolina justiça na tem i si kume dinheru bu na pudu fora pá justiça ten ku bo." Essa linguagem levava povo a uma esperança de uma melhor de Guiné-Bissau. Infelizmente o povo não experimentou seus bons momento e Koumba sofreu golpe militar mais será que o PRS sonha e inspira os ideias do seu líderes o seu carater humanistas? A sua luta contra a corrupção, constitui o mesmo propósito hoje no PRS? A sua integridade constitui o desafios os novos políticos Guineenses e os jovens dirigentes? Será que existe entre nós jovens com mesmo espírito e determinação para trazer uma nova revolução na Democracia Guineense? Reflexão." - Cadafi Cesar Beer
Nataniel Sanhá